Seminário: Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher.

Em 25 de Novembro unimos nossas vozes para dar um basta à violência contra as mulheres. Ontem, no Seminário na Assembleia Legislativa, frito de parceria entre as mulheres do mandato do deputado Leonel Radde (PT) e o Levante Feminista no RS, muitas mulheres levaram seus olhares e perspectivas de como enfrentar esse grave problema.
O encontro teve a presença da deputada Maria do Rosário (PT), autora de várias leis sobre violência de gênero e relatora da Lei do Feminicídio. Ela abordou as dificuldades de aprovação de legislações com enfoque de gênero e interseccional e os embates com as forças ultraconservadoras no Congresso.
Thais Pereira, coordenadora do observatório Lupa Feminista, apresentou a metodologia e os objetivos de monitorar dados sobre Feminicídios no Rio Grande do Sul e do Brasil. O observatório, primeiro no país organizado pela sociedade civil, focado em feminicídios, é um instrumento para o ativismo feminista, para apoiar pesquisas acadêmicas e produzir contestação de dados subnotificados.
Telia Negrão, da coordenação nacional da Campanha Levante Feminista, apresentou o conteúdo da Carta do I Encontro Nacional, evidenciando o papel do estado e da sociedade no combate à misoginia, como expressão do patriarcado e a necessidade de políticas preventivas e de atendimento às mulheres, além da garantia da segurança, justiça, memória das vítimas e de reparação às sobreviventes.
Participaram ainda Rafaela Caporal, da Ong Themis, Chica, da Associação Nacional das Mulheres dos Correios, Paula Medeiros, da Associação Nacional de Catadoras e Catadores, policiais que atuam em delegacias especializadas e sindicalistas, mulheres com deficiência, ativistas feministas e de direitos humanos.
Levante Feminista montou uma instalação inspirada no trabalho realizado pelas mulheres bascas, denominada “Vazios em Vermelho”.
(As fotos são cedidas pela Equipe do mandato de Leonel Radde).